Ácidos nucleicos
Os ácidos nucleicos - DNA (ácido desoxirribonucleico) e RNA (ácido ribonucleico) - são polímeros, grandes moléculas constituídos por monómeros em cadeia, designados nucleótidos. Os nucleótidos são assim as unidades estruturais dos ácidos nucleicos.
Todos os nucleótidos são constituídos por um grupo fosfato, uma pentose (açúcar simples) e uma base azotada. A uma base azotada e uma pentose chama-se um nucleósido.
Os nucleótidos na mesma cadeia ligam-se por ligações fosfodiéster, nas quais um grupo fosfato liga o átomo de Carbono 3' de uma pentose ao Carbono 5' da pentose seguinte.
Crédito da imagem: (adaptado de) ThoughtCo.com https://www.thoughtco.com/what-are-the-parts-of-nucleotide-606385
Diferenças entre DNA e RNA
Há três diferenças fundamentais entre RNA e DNA:
1. O DNA é uma molécula de cadeia dupla, e o RNA é de cadeia simples.
2. No DNA, a pentose dos seus nucleótidos é a desoxirribose, ao passo que no RNA é a ribose.
3. Do DNA, a base complementar à adenina é a timina, ao passo que no RNA é o Uracilo (em ambas as moléculas, a citosina liga-se à guanina).
A adenina e a guanina são bases púricas, ou purinas, tendo dois anéis. A citosina, timina e uracilo são bases pirimídicas, ou pirimidinas, tendo um anel.
Crédito da Imagem: (Adaptado de) Pearson Prentice Hall, Inc (2005)
DNA
Ácido desoxirribonuleico
É uma molécula longa e complexa, de cadeia dupla, que contêm as instruções genéticas para o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos. O DNA contido em cada célula humana tem um comprimento de cerca de 1.8 metros.
Nos procariontes, O DNA encontra-se no citoplasma, organizado numa única cadeia circular, enquanto que nos eucariontes se encontra organizado em cromossomas, no núcleo, encontrando-se ainda DNA nas mitocôndrias e nos cloroplastos.
Crédito da imagem: Imagem por "Zephyris" (2007) Wikicommons
RNA
Ácido ribonucleico
O RNA é um ácido nucleico de cadeia simples, essencial à tradução da informação contida no DNA, sob a forma de proteínas. Esta cadeia, que resulta da transcrição do DNA pode dobrar devido à formação de ligações por pontes de hidrogénio entre bases complementares, formando estruturas tridimensionais essenciais à função de cada tipo de RNA.
Nos procariontes, o RNA pode ser encontrado no citoplasma e nos ribossomas. Nos eucariontes, pode ser encontrado no citoplasma, ribossomas e no núcleo.
Crédito da imagem: Openstax free textbooks. "Structure and Function of RNA" (https://cnx.org/contents/hRuNts1p@5/Structure-and-Function-of-RNA)
Tipos de RNA
RNA Mensageiro / mRNA
Cadeia simples linear, resultante da transcrição do DNA, e que após ser processada transporta a informação aí contida até ao ribossoma, local da síntese proteica
RNA de Transferência / tRNA
Cadeia simples dobrada em certas regiões, com estrutura tridimensional, que transporta os aminoácidos para os ribossomas. Há vários tipos de tRNA, um para cada tipo de aminoácido. Na imagem, modelo de tRNA, com o aminoácido a azul. (crédito: Walter and Eliza Hall Institute of Medical Research)
RNA Ribossómico / rRNA
O rRNA é um constituinte dos ribossomas, onde se dá a síntese proteica. Na imagem, pode observar-se a associação de rRNA (a laranja) e as proteínas que conjuntamente constituem a subunidade menor de um ribossoma de procarionte.
Animação por David S. Goodsell (Wikicommons)